Horários: Seg a Sex | 8:00 às 18:00

Cirurgia Refrativa

O que é a Cirurgia Refrativa?

Cirurgia refrativa é uma cirurgia realizada a laser para corrigir o grau refracional do olho, ou seja, o grau que você usa de óculos. Então se você não gosta de usar óculos, ou é intolerante ao uso de lentes de contato, a cirurgia refrativa pode ser uma opção para você. Ela consegue corrigir graus de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

A cirurgia é feita com anestesia na forma de colírios e consiste na aplicação de um laser sob a camada mais superficial do olho, a chamada córnea, com o intuito de modificar o seu formato e, assim, corrigir o grau do olho.

Quem pode fazer a cirurgia refrativa?

Para realizar a cirurgia refrativa é necessário atender a alguns pré-requisitos, como ter mais de 18 anos, ter o grau relativamente estável nos últimos anos e ter uma córnea saudável. Para avaliar este último critério, é necessário que o candidato à cirurgia seja submetido a uma série de exames oftalmológicos com o intuito de avaliar o formato da córnea, sua espessura, bem como avaliar a presença de outras doenças nos olhos que também possam atrapalhar a visão, como doenças na retina, glaucoma, etc.

Existem riscos relacionados a cirurgia?

Quando bem indicada, daí a importância de uma avaliação detalhada e minuciosa no pré-operatório, a cirurgia é muito segura. Segundo as últimas publicações científicas os riscos giram em torno de 1-2% normalmente relacionados a inflamação ou infecção. Relatos de piora da visão após a cirurgia estão em torno de 0,1 a 0,4% apenas. Mesmo assim, alguns pacientes relatam alguns efeitos adversos, como ofuscamento de luzes durante a noite e maior sensação de olho seco. Estes efeitos costumam ser raros, porém podem ser mitigados com uso de colírios e tendem a melhorar com o tempo.

Existe ainda, a possibilidade de sobrar algum grau residual após a cirurgia, porém, isso é raro. Os lasers atuais são muito confiáveis, tanto que as estatísticas mostram que 95% dos pacientes míopes ficam com o grau residual menor que 0,50. O que na prática, faz com que o paciente não precise usar mais óculos.

Como é a recuperação?

A recuperação é bastante rápida. Com uma semana após a cirurgia, é possível retornar as atividades habituais. Nos primeiros dias, porém, a visão pode flutuar bastante e é comum a sensação de olho seco, fotofobia (sensibilidade à luz) e lacrimejamento.

É importante tomar alguns cuidados para pronta-recuperação, como não coçar os olhos, evitar maquiagem na área dos olhos por pelo menos 15 dias, não nadar e não praticar esportes de contato por 30 dias.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site