Cirurgia Refrativa. Mas o que é essa cirurgia? É um procedimento seguro que objetiva a correção do grau que a pessoa utiliza nos óculos ou nas lentes de contato. Na cirurgia podemos corrigir não só a miopia ou a hipermetropia como também o astigmatismo. Seu maior benefício é proporcionar uma melhor qualidade de vida através da melhora da acuidade visual.
A cirurgia deve ser realizada somente após os 21 anos e naqueles que estão com o grau estabilizado e como toda cirurgia, a refrativa também exige critério e precisa ser avaliada pelo oftalmologista. Para saber se você pode fazer essa cirurgia e corrigir totalmente o seu grau alguns exames específicos são necessários.
Além disso, há procedimentos pré-cirúrgicos e pós-cirúrgicos essenciais que devem ser cumpridos. Um deles é que, antes da cirurgia, o paciente deve suspender o uso de lentes de contato. No pós-operatório é necessário usar tampão ou curativo.
Uma dúvida comum nos consultórios, com relação ao pós-operatório, é se o paciente pode praticar esportes. A resposta é: muita cautela! Em caso de atividades como natação, a recomendação é esperar no mínimo um mês para o retorno. Naquelas que exigem contato (futebol, judô por exemplo), também o afastamento por cerca de 30 dias é necessário.
Cirurgia refrativa é uma solução para que você possa enxergar um mundo mais nítido. Consulte sempre um oftalmologista especialista e tenha mais qualidade de vida.