catarata é a opacificação da lente intra-ocular chamada de cristalino. Na grande maioria dos casos é uma alteração causada pela idade, que geralmente começa depois dos 50 anos e fica mais frequente conforme aumenta a idade do paciente. Aos 80 anos de idade a grande maioria dos pacientes já apresenta uma catarata que prejudica a visão. A piora da catarata depende de cada paciente e pode demorar meses ou anos até que a opacidade atrapalhe muito a visão.

Alguns pacientes apresentam catarata mais cedo, com 40 ou 50 anos de idade, e algumas condições podem causar o aparecimento mais precoce ou avançar seu desenvolvimento, como trauma ocular, uso prolongado de corticoide por via oral ou colírio, algumas doenças como uveítes (inflamação intra-ocular) e alta miopia (acima de 6 graus). O único tratamento comprovado para a catarata é a cirurgia, quando retiramos a lente opaca e a substituímos por uma lente artificial. Não existem colírios, vitaminas, exercícios nem qualquer outro tratamento cientificamente comprovado além da cirurgia para impedir o avanço ou curar a catarata. A boa notícia é que a cirurgia de catarata tem excelentes resultados hoje em dia e é a cirurgia mais realizada no mundo. Temos mais de 70.000 cirurgias realizadas pelos médicos da clínica Belfort.

O que o paciente adulto com catarata sente?

O paciente têm piora lenta e progressiva da visão. A visão vai ficando embaçada. No início a catarata também pode mudar o grau do olho. Alguns tipos de catarata pioram quando o paciente está em ambiente bem iluminado, quando sai no sol, por exemplo. A visão das cores também pode piorar lentamente.

Qual o Tratamento

Cirurgia. Ainda não existe nenhum tratamento com remédios ou colírios para impedir ou tratar a catarata.

Hoje a cirurgia de catarata mais moderna é a facoemulsificação. Esta técnica utiliza ultra-som para fragmentar o cristalino e permitir que ele seja retirado por uma pequena incisão, geralmente sem necessidade de dar pontos após o procedimento. O paciente é operado sob anestesia local (geralmente por colírio) com sedação, sem sentir dor ou incômodo. A cirurgia demora cerca de 30 minutos. Depois de algumas horas o paciente é liberado e vai para casa no mesmo dia. Após a cirurgia deve-se pingar colírios por um período de três semanas para a recuperação completa.

Além de melhorar a visão, as vezes a catarata deve ser operada para permitir o exame da retina e do nervo óptico, que pode ser acometidos por doenças como diabetesdegeneração macular relacionada à idade e glaucoma. Nestes casos, mesmo que não haja melhora importante da visão, a retirada da catarata permite o acompanhamento e tratamento destas doenças.

A cirurgia moderna de catarata é realizada com ultrassom, apesar de algumas partes da cirurgia poderem ser realizadas com laser. O resultado com ou sem laser é o mesmo. Nossa equipe de cirurgiões de catarata tem mais de 70.000 cataratas operadas, o que garante grande conhecimento e experiência para garantir os melhores resultados possíveis.

Lente Intra-ocular

Esta lente que substitui o cristalino natural e é inserida no final da cirurgia. Geralmente é utilizada uma lente intra-ocular dobrável, que dura o resto da vida do paciente, nunca precisando ser trocada. Existem lentes convencionais, lentes tóricas (que corrigem o astigmatismo) e lentes multi-focais (que melhoram a visão para perto e para longe depois da cirurgia, permitindo maior independência do óculos). O exame de biometria, solicitado antes da cirurgia tenta determinar o valor da lente intra-ocular para minimizar a necessidade de óculos, mas é impossível garantir que o paciente vai ficar 100% livre dos óculos. cuidado com falsas promessas, que a medicina moderna ainda não pode garantir.

As lentes multi-focais permitem  visão para perto e longe sem óculos, mas pode gerar uma série de efeitos indesejados. A tecnologia das lentes multifocais está melhorando muito e em 2020 temos produtos ótimos, mas é fundamental conversar com teu médico e entender as possíveis desvantagens e limitações desta nova tecnologia. Muitas vezes preferimos lente “monofocal”, que permite a melhor visão, apesar da necessidade de usar óculos para perto depois da cirurgia.

Também existem lentes que corrigem o astigmatismo do paciente, diminuindo a necessidade de lentes de astigmatismo no óculos depois da cirurgia. Estas lentes que corrigem o astigmatismo são chamadas de lentes tóricas.

Cuidados no pós operatório

Depois da cirurgia o paciente usa colírio por algumas semanas com o objetivo de controlar a inflamação e diminuir a chance de infecção. Também costuma-se utilizar um protetor de acrílico para proteger o olho operado durante as quatro primeiras noites depois da cirurgia, para evitar que aperte o olho.

Normalmente examinamos o paciente algumas vezes depois da cirurgia, durante o primeiro mês, para garantir que tudo esteja bem.

Deve-se evitar abaixar muito a cabeça nos primeiros dias, assim como evitar contato com água potencialmente contaminada como mar, piscina ou sauna por três semanas. Claro que o paciente deve evitar substâncias sujas nos olhos, assim como pancadas na cabeça ou no olho. A visão geralmente começa a melhorar no dia seguinte da cirurgia, levando até três semana para estabilizar. Geralmente esperamos pelo menos duas a três semanas para operar o segundo olho, no caso de cataratas bilaterais.

Uso de óculos após a cirurgia

Geralmente após a cirurgia o paciente vai precisar de óculos para perto (para leitura), geralmente não precisando de óculos para longe, salvo os casos com astigmatismo maior que não utilizaram lente tórica.

Ou este outro artigo de catarata

O que é a Catarata?

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é a principal causa de cegueira reversível no mundo, sendo responsável por aproximadamente metade dos adultos com perda total da visão.

A catarata é uma condição no qual o cristalino do olho vai adquirindo opacidade com o passar do tempo, perdendo a sua transparência e causando diversos sintomas.

AGENDE SUA CONSULTA

Quais os Sintomas da Catarata?

  • Os principais sintomas da doença incluem:
  • Vista embaçada;
  • Dificuldades em enxergar a noite;
  • Flashes de luz na visão;
  • Dificuldades em realizar atividades no dia a dia;
  • Perda progressiva na visão.

A catarata pode ser tratada através de uma cirurgia, no qual o cristalino é retirado do olho para a inclusão de uma lente intraocular no local, que irá realizar as mesmas funções da parte retirada.

São três os principais tipos de catarata, sendo elas:

Catarata Senil

A catarata senil é o tipo mais comum da condição, que é quando ela acontece naturalmente, isto é, por causa da idade, se apresentando, geralmente, após os 55 anos, quando esta parte do olho se desgasta.

Este tipo de catarata é a mais simples de operar, porém, é a que mais causa cegueira entre as pessoas acima de 55 anos, justamente por causa da falta de procura pelo tratamento, com a opacidade aumentando progressivamente até a perda total da visão.

Catarata Traumática

Nesta condição, a catarata é causada por alguma lesão, como um acidente de carro ou de trabalho, podendo ocasionar um problema no cristalino e em regiões do globo ocular ao redor, sendo necessária a rápida cirurgia para corrigir o local.

Catarata Congênita

Rara, na catarata congênita há uma má formação do globo ocular durante a gravidez, gerando uma má formação do cristalino. Esta condição pode ser detectada através do teste do pezinho, por isso a importância de fazer todos os exames para o seu filho.

Como é a Cirurgia de Catarata?

A cirurgia de catarata é realizada através da retirada do cristalino do olho, que perdeu a sua transparência com o tempo e ficou opaca, para o implante de uma lente intraocular, que irá ocupar o local da parte removida e realizar as mesmas funções.

O procedimento é realizado através da Facectomia, no qual há a retirada do cristalino com uma cânula, que o dilui e retira esta parte do olho através da aspiração.

Por fim, implanta-se a lente intraocular no local, também através de uma cânula, posicionando e a “encaixando” no olho para o seu bom funcionamento.

A cirurgia de catarata é rápida, geralmente levando cerca de 10 minutos para ser realizada e com o paciente podendo retornar para casa logo após o término da cirurgia.

A recuperação é rápida e sem dor. O pós operatório é extremamente tranquilo.

Lente Intraocular para Cirurgias de Catarata

A LENTE INTRAOCULAR (LIO) é fundamental na realização da cirurgia de Catarata, isso porque, será ela que irá substituir o cristalino que será removido durante o procedimento.

Existem vários modelos e tipos de lentes intraoculares, cada qual com sua característica ou vantagem, e podem atender as mais variadas necessidades, via de regra, todas elas visam melhorar a visão do paciente.

A escolha da lente intraocular é técnica e depende da análise de vários fatores, além disso, o paciente realiza no pré-operatório a biometria, um exame avançado que irá determinar com precisão qual a lente intraocular mais indicada, mensurando até mesmo o grau ideal, para corrigir os chamados erros refrativos: HIPERMETROPIA, ASGITMATISMO, MIOPIA E PRESBIOPIA (vista cansada).

O material utilizado na lente intraocular é muito especial. A escolha é PERSONALIZADA para cada paciente, dependendo principalmente da topografia de córnea, entre outros fatores. As melhores são as dobráveis e com filtro ultra-violeta. Outro fator importante é que a lente irá durar por toda a vida do paciente. Não será necessário refazer a cirurgia para trocar a lente.

Por isso é tão importante a escolha de lentes de qualidade.

Lente Monofocal

Este tipo de lente permite a correção de um campo de visão com precisão, sendo indicado para os casos em que, além da catarata, a pessoa possua hipermetropia ou miopia, permitindo que o alcance para curtas ou longas distâncias seja corrigido, com um grau maior de recuperação.

AGENDE SUA CONSULTA

Lente Multifocal

Com a lente multifocal, é possível corrigir mais de um campo de visão, sendo o seu uso recomendado para a catarata acompanhada de mais de um erro refrativo, sendo possível corrigir curtas e longas distâncias ao mesmo tempo.

Não se preocupe em relação ao tipo de lente intraocular para a cirurgia de catarata. Durante a consulta, o médico explica em detalhes cada uma das lentes e de acordo com seus hábitos, o médico faz a indicação do tipo de lente mais indicado para você.

Pós Operatório da Cirurgia de Catarata

O paciente é liberado logo depois da cirurgia, isso porque a anestesia é local. Após a cirurgia há uma série de cuidados pós-operatórios a serem tomados, evitando assim o risco de complicações.

Primeiramente, pede-se que, nas próximas 24 horas após a cirurgia, não seja feito esforço físico, evitando realizar movimentos bruscos com a cabeça.

A visão pode ficar embaçada nos primeiros dias. No primeiro dia, já é possível realizar algumas atividades como ler, ver televisão e acessar o celular.

O paciente deve utilizar os colírio conforme a receita, além de tomar alguns cuidados como não coçar o olho operado e evitar o contato com muita poeira. Esforços moderados são permitidos .

A visão pode ficar embaçada após a cirurgia, melhorando após cinco dias, mas no primeiro dia já é possível realizar algumas atividades leves, como ler, ver televisão e acessar o celular.

O paciente é liberado logo depois da cirurgia, isso porque a anestesia é tópica, realizada com colírio anestésico, em raros casos é necessário a sedação do paciente.

AGENDE SUA CONSULTA

Recomendações pré e pós operatórias

Pré-operatório

O paciente deve trazer todos os exames solicitados pelo médico, bem como as guias de convênio, se for o caso.

Não usar nenhum tipo de produto de beleza no rosto como maquiagem e cremes no dia da cirurgia.

Antes da cirurgia é recomendado que o paciente tome banho e lave bem a cabeça e o rosto.

Vir e sair do hospital acompanhado de um adulto.

Não trazer relógios, brincos ou colares.

Não é necessário chegar antes da hora agendada pelo médico no hospital.

Jejum de 6 horas até a hora da cirurgia.

Se o paciente estiver tomando alguma medicação, deverá manter conforme a orientação da consulta.

Havendo algum problema clínico como tosse e febre, avisar a equipe e o médico.

Pós-operatório:

Repouse no primeiro dia pós operatório.

O horário e dose dos medicamentos deve ser seguidos à risca. Não interrompa o uso dos medicamentos! Eles são essenciais para sua recuperação.

Evite qualquer tipo de contaminação: animais e pelos de animais, locais empoeirados, etc…

Lave as mãos com frequência, principalmente antes de pingar o colírio.

Evita mas, se necessário, ao sair em ambientes mais iluminados, utilize óculos solar.

Use somente lenços descartáveis

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site